Há Esperança e há um futuro

19
Jan

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” Jeremias 29:11

É bom saber que existe um plano para cada vida? Independentemente do que aconteceu ao longo do caminho, das reviravoltas e erros, Deus trouxe-o até este momento. Ou seja, Ele está a trazê-lo diretamente a Ele. Não importa o que já passou e o que fez. O que importa é que a sua esperança final e futura estão Nele, pois Jesus conquistou a sua Salvação e sua vida eterna. Por este motivo deve servi-lo e mostrar a sua gratidão. Ele tem esperança e um futuro para si.

Isso significa, simplesmente, que pode viver a sua vida inteira com e por Jesus. Por causa Dele e da Sua promessa, de nunca o deixar ou abandonar, agora tem um motivo para ficar muito animado.

É um caminho: um processo ao longo da vida.

O que fazer agora que tem Cristo? Embora não se sinta diferente, saiba que Cristo já começou a trabalhar dentro de si.

Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, arraigados e edificados nele e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, crescendo em ação de graças.” Colossenses 2:6-7

As raízes são estabelecidas ao longo do caminho através da oração, da leitura da Palavra de Deus – a Bíblia, e permitindo que o Espírito Santo o guie e direcione. Necessitamos iniciar uma caminhada com Cristo e não desistir.

A promessa da Palavra de Deus e as palavras que Jesus falou aos Seus discípulos são:

“O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.” João 10:10

Foi chamado para viver uma vida plena, em abundância e emocionante em Cristo. Então, não volte atrás!

“Dando graças ao Pai, que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz. Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados.Colossenses 1:12-14

Existem dois reinos: o reino das trevas, governado por satanás, e o reino da Luz, governado por Jesus.

O que é um reino?

É um estado ou país governado por um rei. Num reino existem pelo menos duas classes de pessoas:

  • O Rei – que governa o reino.
  • Os súbditos – que vivem no reino, obedecem e sujeitam-se à autoridade do rei.

Sempre existem estas duas classes de pessoas, pois não pode haver reino sem rei, nem rei sem súbditos. Todas as pessoas estão num desses reinos, ou no reino das trevas ou no reino da Luz. Então pode-se perguntar, de quem queremos ser súbditos? De Deus ou das trevas? Assim, não podemos voltar para trás. Temos que trilhar o longo caminho que temos pela frente, mesmo quando ainda não vemos o que desejamos. Temos de permanecer a caminhar em obediência a Ele.

Não existe meio termo, não existe meio trevas e meio luz. Fomos tirados de um reino para outro reino. Temos que viver segundo as leis e regras do Reino a que pertencemos. Se pertencemos a Deus, temos de viver segundo as Suas leis e regras.

 

A aparente e temporária derrota dos crentes é o produto do desconhecimento da posição em Cristo Jesus. Qual a sua posição em Cristo? É um filho de Deus, é um herdeiro, e mais que vencedor.

Antes de Cristo, satanás acusava os filhos de Deus diante de Jeová. Agora podemos resistir-lhe. Antes seguíamos a corrente deste mundo, agora seguimos a corrente do Espírito Santo.

“Em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência;” Efésios 2:2

Antes de termos Jesus andávamos por caminhos das trevas:

“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.” Gálatas 5:19-21

Muitos de nós saímos da idolatria e da bruxaria. Então não vamos voltar lá. Em Cristo temos vitória, porque Ele despojou principados e potestades e triunfou sobre eles. Um filho de Deus não pensa voltar a esses sítios, pois sabe que isso magoa a Deus.

Jesus disse que “muitas são as tribulações do justo, mas o Senhor o livra de todas”. Se está a passar por circunstâncias difíceis, firme os seus pés em Cristo, porque Ele tem a solução, o escape e a vitória para si.

“Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.”
Colossenses 2:14-15

Jesus destruiu o poder da morte, o inferno, os principados e potestades e deu-nos a vitória e a vida.

“E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que, pela morte, aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo.” Hebreus 2:14

O diabo anda ao nosso derredor à procura de trazer engano à nossa mente. Mas o nosso acusador foi expulso.

“E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora chegada está a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.” Apocalipse 12:10

Agora somos povo eleito de Deus que alcançou a misericórdia, que inclui a cura, a libertação e a transformação.

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.” 1 Pedro 2:9-10

 

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.